JPEG ou PNG – Qual formato devo utilizar?

Descubra as nuances entre os formatos de imagem JPEG e PNG neste post informativo. Seja você um entusiasta de fotografia, um profissional gráfico ou simplesmente alguém interessado em entender as escolhas por trás desses formatos, vamos explorar suas características distintas. A Citypic, o maior banco de imagens do Brasil, também compartilha insights sobre como fotógrafos podem se beneficiar desses formatos. Sem mais delongas, mergulhe conosco nessa análise que desvenda as melhores aplicações do JPEG e do PNG.

Tudo o que você precisa saber sobre JPEG

 

O JPEG ou JPG é o formato padrão para fotografias digitas e é utilizado para compartilhar imagens online, visto que promete o perfeito equilíbrio entre o tamanho do arquivo e a qualidade de imagem. Se você quer compartilhar uma foto da sua câmera no Instagram, Twitter ou Facebook, indicamos o JPEG. Ele é menor em tamanho, é otimizado para fotografia e é amplamente suportado em quase todas as plataformas e serviços.

O ponto negativo do JPEG é que as imagens nesse formato não oferecem uma alta resolução, portanto, para não perder tanto a qualidade da imagem, alguns programas de edição permitem que o usuário escolha o nível de compressão. Quanto menor esse nível, melhor será a qualidade da imagem.

Nós da Citypic trabalhamos com o formato JPEG para facilitar o compartilhamento de imagens. Você é fotógrafo e gostaria de ganhar uma renda extra vendendo suas melhores fotos? Saiba que agora é possível através da nossa plataforma. Atualmente, somos o maior banco de imagens do Brasil e buscamos profissionais como você para fazerem parte desse projeto! Saiba mais sobre nossa promoção de lançamento aqui e receba até 45% de comissão.


Tudo o que você precisa saber sobre o PNG

 

O PNG é indicado para salvar e comprimir imagens em alta definição sem perder a qualidade. É muito utilizado em gráficos na internet, capturas de tela e por profissionais que reaproveitam várias vezes o mesmo arquivo. O PNG também funciona melhor para imagens detalhadas e de alto contraste.

Esse formato não é indicado para páginas na web, pois é mais pesado do que o JPEG, o que significa que a imagem demora mais para carregar. Podemos dizer que a maior vantagem do PNG em relação ao JPEG é que a compactação proveniente do formato PNG é sem perdas, ou seja, não há perda de qualidade toda vez que ele é aberto e salvo novamente.

 

Conclusão

 

Não há formato melhor ou pior, basta conhecer as funcionalidades e especificações de cada um para utilizados conforme a sua função. Em determinados casos o formato ideal será o JPEG, enquanto que em outros será o PNG. Verifique para qual finalidade você pretende utilizar sua foto e escolha o formato adequado. Dessa forma, você poderá usufruir dos benefícios de cada arquivo com a melhor qualidade.

Compartilhar:

Postagens relacionadas

Nosso portal de novidades e blog

Faça parte da nossa comunidade assinando a nossa newsletter.